Imagem
Raposinha

 

Olá gente!

Prazer em conhecê-los!

Eu sou a Raposinha-do-Campo, popularmente me chamam de Raposa-do-Mato ou de Raposa Brasileira. Já os cientistas preferem me chamar de Lycalopex vetulus. Eu moro principalmente nos campos e cerrados do Centro-Oeste do Brasil, região dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, mas também posso ser encontrada nas regiões Sudeste do Brasil, em Minas Gerais e São Paulo, Norte e Nordeste do país, em Tocantins, Bahia, e entre os Estados de Piauí, Ceará e Paraíba. Sou um animal que vive também na região dos municípios que foram atingidos pelo rompimento da barragem, em Brumadinho.

 

Sou considerada um dos menores cachorros selvagens brasileiros e sou uma espécie genuinamente brasileira. Minha pelagem é cinza-escura, com partes da minha barriga amarelada e minha cauda apresenta coloração escura.

 

Diferente do que todos pensam, eu não me alimento de galinhas e não apresento um risco para a sua criação de animal, humano! Eu me alimento de aves, pequenos roedores, frutos e insetos, principalmente gafanhotos.

 

A minha espécie está em extinção, principalmente por acharem que eu apresento uma ameaça aos humanos...mas pelo contrário! O meu papel é tão importante quanto o de qualquer outra espécie para o meio ambiente. Assim como outros animais, sou responsável pela dispersão das semestres pelo cerrado, preservando, assim, este bioma tão importante para nós e que atualmente também está ameaçado pelas ações humanas.

 

Sou um dos mascotes do Projeto Brumadinho UFMG Escolas e meu objetivo é facilitar o entendimento de questões complicadas relacionadas aos Subprojetos do Projeto Brumadinho UFMG nas principais áreas temáticas: Meio Ambiente (Água, Fauna, Solo e Ar), Socioeconomia, Infraestrutura e Saúde da População.

 

Aprender nunca foi tão fácil e divertido! Vamos aprender juntos?!