Imagem
Acará

 

Olá pessoal!

Prazer em conhecê-los!

Eu sou o peixe Acará, popularmente me chamam de Acará Topete, Papa-Terra ou somente de Cará. Já os cientistas preferem me chamar de Geophagus brasiliensis. Eu moro principalmente nas Bacias Hidrográficas do rio Doce, do rio Paraíba do Sul e do rio São Francisco, que abrangem os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, assim como outros Estados do Nordeste brasileiro, como a Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Sou um peixe que vive na região dos municípios que foram atingidos pelo rompimento da barragem, em Brumadinho.

 

Eu gosto de viver em locais com águas paradas, assim consigo me adaptar bem aos reservatórios, por exemplo, mas vivo também nos rios, remansos ou nas margens com vegetação abundante. Sou uma espécie onívora, ou seja, me alimento de forma bem variada, que abrange desde pequenos crustáceos, peixes, insetos, larvas, até folhas, frutos e outras matérias orgânicas que ficam no fundo dos rios.

 

Sou um peixe bem resistente e vivo em diversos locais do Brasil. Minhas escamas apresentam uma coloração bem característica com pontos fosforescentes e nas cores vermelho vinho, azul petróleo e cinza. Já as minhas barbatanas variam do castanho claro ao escuro, com uma pinta preta no meio do meu corpo. Além disso, também tenho pintas claras por todo meu corpo. Inesquecível!

 

Tanto o rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, como também o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, foram responsáveis por destruir boa parte do meu lar e do lar de outras espécies também. A lama tóxica das barragens contaminou as águas dos rios e encobriu boa parte da vegetação existente, matando pequenos invertebrados, a nossa principal fonte de alimentação. Devido à falta de alimentos, mais de 200 espécies de peixes estão ameaçadas! E infelizmente eu faço parte delas...

 

Sou um dos mascotes do Projeto Brumadinho UFMG Escolas e meu objetivo é facilitar o entendimento de questões complicadas relacionadas aos Subprojetos do Projeto Brumadinho UFMG nas principais áreas temáticas: Meio Ambiente (Água, Fauna, Solo e Ar), Socioeconomia, Infraestrutura e Saúde da População.

 

Aprender nunca foi tão fácil e divertido! Vamos aprender juntos?!