Subprojeto 41+42

Avaliação da produção, do trabalho e de mercados

O subprojeto 41-42 possui dois grandes objetivos: 


Avalição do Mercado de Trabalho Formal

Esse objetivo se desdobra em:

  • Caracterizar o mercado de trabalho formal em múltiplas dimensões;
  • Avaliar o mercado de trabalho dos municípios atingidos no período 2014-2018 com possibilidade de inclusão de outros anos; 
  • Identificar e avaliar os maiores mercados de trabalho; 
  • Avaliar a população economicamente ativa municipal;
  • Comparar os municípios atingidos com municípios similares (grupos de controle: municípios de perfil socioeconômico, produtivo e demográfico similar aos da área atingida) no período 2014-2018 com possibilidade de inclusão de outros anos;
  • Elaborar cenários para o mercado de trabalho dos municípios atingidos para os cinco anos subsequentes ao rompimento da barragem (2019-2023);
  • Comparar os mercados de trabalho dos municípios atingidos com municípios similares (grupos de controle) em cenários para os cinco anos subsequentes ao rompimento da barragem (2019-2023);
  • Avaliar as ações mitigadoras e reparadoras executadas, em execução e planejadas;
  • Apresentar proposta de monitoramento do mercado de trabalho.

 

Avaliação da Produção e Mercados

Esse objetivo se desdobra em:

  • Identificar e caracterizar a estrutura produtiva dos municípios atingidos. O foco dos estudos são as atividades formais;
  •  Avaliar a estrutura produtiva dos municípios atingidos no período 2014-2018 com possibilidade de inclusão de outros anos. Destacar as atividades e os empreendimentos estruturantes e com elevada participação na produção municipal;
  • Apresentar comparações com atividades ou conjunto de atividades similares (grupos de controle: municípios de perfil socioeconômico, produtivo e demográfico similar aos da área atingida) para o período de 2014-2018;
  • Elaborar cenários para as atividades produtivas nos cinco anos subsequentes ao rompimento da barragem (2019-2023);
  • Comparar as atividades produtivas dos municípios atingidos com as de municípios similares (grupos de controle) em cenários para os cinco anos subsequentes ao rompimento da barragem (2019-2023);
  • Avaliar as ações mitigadoras e reparadoras executadas, em execução e planejadas;
  • Apresentar proposta de monitoramento das atividades produtivas. 


Etapas metodológicas


1ª Etapa: Coleta e tratamento de dados primários e secundários

2ª Etapa: Avaliação de impacto

3ª Etapa: Projeção e Construção de cenários

4ª Etapa: Avaliação de ações mitigadoras

5ª Etapa: Dimensões de análise do mercado trabalho e estrutura produtiva:
análise do mercado de trabalho formal; caracterização do mercado de trabalho formal; descrição das trajetórias individuais e reconfiguração setorial e ocupacional dos municípios atingidos; análise da flutuação no mercado de trabalho, massa salarial e geração de postos de trabalho; análise da relação  entre trabalho de mercado formal e informal; análise da estrutura produtiva.

 

Conheça a equipe!

Linha do Tempo Subprojeto 41+42

 

 

 

Mês 1 e 2 (01/2021 e 02/2021)
Mês 1 a 5
Mês 3, 4, 5 e 6 
Mês 7 e 8
Mês, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 
Mês 9 e 10 (09/2021 e 10/2021)

Caracterização inicial dos municípios
A primeira etapa da pesquisa envolve o trabalho de coleta e preparação do material nas quatro fontes de pesquisa: (i) documentos; (ii) bases de dados secundários; (iii) entrevistas semiestruturadas e (iv) sondagens. 
Especificamente, inclui análise preliminar das bases de dados secundários para definição dos grupos controle. Também inclui o levantamento e organização do referencial teórico e relatórios técnicos para análise documental. Finalmente, inclui a primeira rodada de entrevistas com atores- chaves nos municípios atingidos para preparação dos questionários de pesquisa.  As atividades dessa primeira etapa da pesquisa serão subdivididas da  seguinte forma: 
● Atividade 1.1: Levantamento, organização e classificação dos estudos, relatórios e outros documentos que trazem avaliações e informações sobre os municípios atingidos para estruturar o corpus da pesquisa. 
  ● Atividade 1.2: Organização e tratamento das bases de dados secundários (RAIS, CAGED, Censo Demográfico, Produções Municipais. Finbra, Censo Agropecuário, CadÚnico, ComexStat, Comtrade, Contas Municipais, Matriz de Insumo Produto); 
● Atividade 1.3: Caracterização dos municípios: construção de indicadores municipais e definição de critérios para escolha dos municípios dos grupos de controle. 
● Atividade 1.4: Realização da primeira etapa das pesquisas qualitativas c/ entrevista semiestruturadas com atores-chave nos municípios atingidos para levantamento de questōes relevantes para sondagem da força de trabalho e sondagem de empresas. 
● Atividade 1.5 Construção dos questionários de pesquisa a partir da caracterização inicial dos municípios baseada em análise documental, dados secundários e entrevistas semiestruturadas. 

Trabalho de Campo para Sondagem
O trabalho de campo para coleta primária de dados para sondagem da força de trabalho e empresas, conduzida pela Fundação IPEAD, será iniciada após avaliação dos Produtos 1D e 1E pelo CTC e seguirá o projeto elaborado pelo IPEAD.

Diagnóstico do mercado de trabalho e atividades produtivas pré-desastre (2014-2018)
A terceira etapa da pesquisa, que ocorrerá simultaneamente à segunda etapa, refere-se à análise dos dados coletados na ETAPA 1 para avaliar o mercado de trabalho e as atividades produtivas formais das regiões atingidas entre 2014-2018, visando a cumprir os objetivos específicos (a), (b) e (c) do projeto. As atividades dessa segunda etapa da pesquisa serão subdivididas da seguinte forma: 
● Atividade 3.1: Análise descritiva das trajetórias das empresas a partir da base de dados referente ao Produto 1B (Base de dados georreferenciada organizada para os municípios direta e indiretamente afetados pelo rompimento da barragem e municípios similares com indicadores municipais de mercado de trabalho e organização produtiva, com definição dos grupos de controle);
● Atividade 3.2: Análise descritiva das trajetórias no mercado de trabalho formal partir da base de dados referente ao Produto 1B (Base de dados georreferenciada organizada para os municípios direta e indiretamente afetados pelo rompimento da barragem e municípios similares com indicadores municipais de mercado de trabalho e organização produtiva, com definição dos grupos de controle);
● Atividade 3.3: Análise dos documentos referentes ao mercado de trabalho e organização produtiva, literatura sobre avaliação de impacto de desastres (Produto 1A) e do material coletado nas entrevistas semiestruturadas (Produto 1C) para contextualização da trajetória dos municípios atingidos. 
● Atividade 3.4: Análise comparada entre trajetórias dos municípios atingidos e municípios do grupo controle a partir da base de dados referente ao Produto 1B; 

Construção de cenários e simulações para 2019-2023
Na quarta etapa da pesquisa os dados primários coletados na ETAPA 2 e analisados na ETAPA 3 serão utilizados para projetar cenários para o mercado de trabalho e as atividades produtivas formais das regiões atingidas para o período 2019-2023, visando a cumprir os objetivos específicos (d) e (e) do projeto. 
As atividades dessa quarta etapa da pesquisa serão subdivididas da seguinte forma: 
● Atividade 4.1: Análise de quebra de tendência, ruptura na trajetória para o período pós choque (2019-2023). 
● Atividade 4.2: Estimação dos indicadores e variáveis de interesse a partir de contrafactuais e cenários elaborados com base em intervenções e diferentes ações mitigadoras possíveis. 
● Atividade 4.3: Construção de tendências a partir das estimativas de indicadores nos diferentes cenários considerados. 

Construção de cenários e simulações para 2019-2023 ;
A partir da análise desenvolvida na pesquisa de dados secundários e da pesquisa de campo, principalmente em relação à trajetória de tendência anterior ao rompimento da barragem, será desenvolvida a avaliação das ações de mitigação, reparação e monitoramento já efetuadas, visando cumprir os objetivos específicos (f) e (g) do projeto. Essa etapa envolverá a segunda rodada de pesquisas qualitativas, referente às entrevistas semiestruturadas com representantes de instituições governamentais e não-governamentais relevantes para compreensão das capacidades institucionais existentes para subsidiar plano de monitoramento. As ações que serão avaliadas serão indicadas à pesquisa pelo CTC do Projeto Brumadinho. 
● Atividade 5.1: Coleta, classificação e análise qualitativa do material referente às ações de mitigação e reparação. 
● Atividade 5.2: Tabulação e consolidação dos dados referentes às ações de mitigação e reparação.  ● Atividade 5.3: Incorporação dos dados referentes às ações de mitigação e reparação nos exercícios de simulação realizados Etapa 4. 
Atividade 5.4: Realização de visitas técnicas junto a entidades de interesse, condicionado às restrições da pandemia. 
● Atividade 5.5: Elaboração do protocolo de monitoramento contendo indicadores de acompanhamento, fonte de verificação e premissas. 

Revisão e consolidação dos Resultados 
A sexta etapa do projeto consiste na revisão de material construído a partir dos insumos do próprio projeto (bases secundárias e primárias), bem como do material de outros subprojetos destacados pela equipe, em acordo com o CTC do Projeto Brumadinho, como relevantes para o objeto da análise. Essa etapa é iniciada a partir da finalização das etapas 2 e 3 e envolve exercício contínuo de revisão e alimentação das bases de dados. 
● Atividade 6.1: Consolidação e revisão de produtos parciais.  
● Atividade 6.2: Preparação do material a ser entregue em formato digital compatível com as exigências da chamada 41&42. 
● Atividade 6.3: Preparação do material de divulgação em linguagem adequada (texto, imagem ou vídeo) públicos leigos e não especializados.